Imagem Folheados

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Inspeção de um cinto tipo pára-quedista


    Inspeção de Equipamento


   A inspeção de um cinto tipo pára-quedista é de suma importância para um trabalho seguro. Antes de falar de inspeção diretamente, precisamos falar a respeito de manutenção e armazenamento que estão diretamente ligados e devem fazer parte da inspeção. Também seria possível falar a respeito de cuidados durante a utilização, porém, o texto ficaria muito longo e vamos deixar para uma próxima ocasião.
   
    A manutenção do EPI de altura deve ser realizada exclusivamente pelo fabricante ou por pessoa credenciada por ele. As características do produto que não podem ser alteradas, se tratando de um EPI (equipamento de proteção individual) uma simples alteração pode comprometer toda a sua segurança e garantia.
    Estas alterações, mais comum do que se possa imaginar, como a retirada de uma fita de proteção que “atrapalha quando vestimos o cinto” ou a remoção da trava de segurança de um conector que “deixa o equipamento difícil de abrir durante o uso”, podem custar à vida de um trabalhador. O responsável pela inspeção deve saber identificar possíveis alterações feitas de forma indevida no produto.
   
    O armazenamento exige cuidados a serem respeitados dentre estes: o equipamento úmido por água ou suor do corpo que NÃO deve ser armazenado em local fechado sem ventilação da mesma forma incidência direta de luz solar para secar o produto também deve ser evitada.
   
    A inspeção preventiva pode ser comparada à revisão de um carro. Já a avaliação diária deve ser uma constante como é no automóvel a verificação de: luzes, nível do óleo, calibração dos pneus, água do radiador dentre outros detalhes. Assim verificamos diariamente itens isoladamente e de forma preventiva verificamos todos os itens juntos e de forma mais detalhada durante a inspeção.
    O ideal é que o próprio usuário esteja capacitado a realizar a inspeção, só assim ele poderá avaliar o equipamento de forma continua e segura durante o seu dia a dia.

Quando deve ocorrer uma AVALIAÇÃO de utilização:
·    - O equipamento deve estar sempre em perfeitas condições de uso e para isso deve ser avaliado, pelo trabalhador, antes, durante e depois de cada utilização, ou seja, sempre que estiver em uso;

Quando deve ocorrer uma INSPEÇÃO preventiva:
·    - No mínimo anualmente ou conforme demanda específica por uma pessoa capacitada (que pode ser o próprio usuário) ou pelo fabricante;
·    - Sempre que o trabalhador ou responsável ache necessário




Fonte:http://www.altiseg.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário